Seletividade Alimentar
Toda dia é uma luta para comer...
Você se identifica com essa frase? Seu filho faz aquela birra e não come de tudo? Demora para se alimentar?
Então… você pode pesquisar no google e diagnosticar seu filho com Seletividade Alimentar. Mas, antes de ser preocupar além da conta, tente entender um pouco mais sobre o assunto e encontrar soluções adequadas para os seus filhos.
Entenda mais um pouco...
A primeira dica é: em caso de comportamento alimentar fora do normal, perda de peso, ou qualquer outro sintoma mais grave, você deve procurar seu médico para um diagnóstico correto e um acompanhamento adequado.
Até os dois anos de idade algumas crianças podem apresentar alguma característica de seletividade alimentar, ou seja, vão fazer alguma birra, tapar a boca com a mão, tentar sair da mesa… enfim, aquela confusão que vocês devem conhecer.
Antes de pensar em algum distúrbio alimentar, pensem um pouco…
- Como é a relação da família com o alimento? Mais enlatados, ou mais frutas?
- Usamos mais o micro-ondas, ou o fogão?
As repostas acima podem revelar muito de como uma família se relaciona com a comida e a criança é um reflexo dessa relação.
Cada família tem uma realidade e não discutiremos isso aqui. Nosso objetivo é fazer os responsáveis pelos pequenos pensarem em como o ambiente pode influenciar na seletividade alimentar e que mudanças neste ambiente podem melhorar esse comportamento seletivo.
Mas, você considera que se relaciona bem com a comida e que seu filho continua resistente a novos alimentos, então, procure ajuda profissional!
Autor:
Assuero Meira
Farmacêutico, PhD